sexta-feira, 29 de março de 2013

Moreira da Silva - O Último Malandro (1958)


"Foi no ano de 1936, durante um show em um cinema carioca. O então desconhecido sambista Moreira da Silva cantava "Jogo Proibido", de Tancredo Silva, quando decidiu interromper e improvisar umas falas em cima da letra original. Resultado: foi aplaudido de pé. Esperto, percebeu que tinha 'encontrado petróleo' na sua brincadeira: criara ali um gênero inovador, o Samba de Breque. Nos anos seguintes, Moreira se consagraria como o mestre do novo estilo, que ficaria para sempre associado ao personagem que encarnou: o malandro carioca de terno branco e chapéu panamá. De 1938 a até meados dos anos 50, o sambista gravou algumas das canções mais importantes de sua carreira. As principais foram reunidas neste álbum,"O Último Malandro", de 1958. Entre batucada e sopros, o disco é dominado pelo voz de Moreira, que canta como se estivesse conversando com um amigo. As letras são espetaculares, caminhando pelos temas típicos da malandragem, como carteado ("Jogando Com o Capeta"), jogo do bicho (a brilhante "Acertei no Milhar"), corridas de cavalo ("Que Barbada") e até complicações com a polícia e na justiça ("Olha O Padilha" e "Vara Criminal"). Mais encrencas são temas de sambas como "Chang-Lang", sobre uma briga num restaurante chinês e a sensacional "Na Subida do Morro", divertida e riquíssima em detalhes. "Amigo Urso" é outra faixa fantástica, em que Moreira viaja até o Polo Norte para cobrar uma dívida não paga. "O Último Malandro" é a obra-prima de Moreira da Silva. O sambista estava no auge de sua carreira, cheio de brilho e animação." (saqueandoacidade.blogspot.com.br)

Faixas:
1. Que Barbada
2. Amigo Urso
3. Vara Criminal
4. Olha o Padilha
5. Dormi no Molhado
6. Dona História Com Licença
7. Jogando Com o Capeta
8. Acertei no Milhar
9. Na Subida do Morro
10. Averiguações
11. Esta Noite Tive Um Sonho
12. Chang-Lang

Baixe aqui.

2 comentários:

  1. Cheguei e vou dar trabalho

    http://www.solidfiles.com/d/09b5f98b5e/

    (http://frasesdavida.wordpress.com)
    LP lançado em 1985 pela gravadora Top Tape. Nele, Moreira é acompanhado por um grupo de músicos de primeira linha (que incluia Wilson das Neves e Mestre Marçal), sopros e um naipe de metais que dá um certo brilho novo aos sucessos já conhecidos como O Rei do Gatilho, Acertei no Milhar, Amigo Urso e Na Subida do Morro.

    Se em 85 o velho Morengueira (então com 84 anos) já não era o cantor de outrora, ainda fazia bonito nos graves e não tinha perdido aquele tom debochado que o caracterizou.

    Das 18 faixas que compões o repertório original, também há lugar para boas surpresas como A Volta do Boêmio – sucesso na voz de Nelson Gonçalves e que caiu muito bem na interpretação de Moreira - As Rosas não Falam – clássico de Cartola – e a seresta Último Desejo, de Noel Rosa.

    ResponderExcluir
  2. BAIXEI O MOREIRA DA SILVA, E É UMA MARAVILHA MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir