sábado, 29 de outubro de 2011

João Bosco - Galos de Briga (1976)


Para as pessoas da minha geração (nascidas nos meados dos anos 60), este disco é óbvio, mas esta obra-prima de João Bosco e Aldir Blanc tem que ser sempre lembrada.

Faixas:

01 - Incompatibilidade de Gênios (João Bosco / Aldir Blanc)
02 - Gol Anulado (João Bosco / Aldir Blanc)
03 - O Cavaleiro e os Moinhos (João Bosco / Aldir Blanc)
04 - Rumbando (João Bosco / Aldir Blanc)
05 - Vida Noturna (João Bosco / Aldir Blanc)
06 - O Ronco da Cuíca (João Bosco / Aldir Blanc)
07 - Miss Sueter (João Bosco / Aldir Blanc) part. de ANGELA MARIA
08 - Latin Lover (João Bosco / Aldir Blanc)
09 - Galos de Briga (João Bosco / Aldir Blanc)
10 - Feminismo no Estácio (João Bosco / Aldir Blanc)
11 - Transversal do Tempo (João Bosco / Aldir Blanc) part. de TOOTS THIELEMANS
12 - Rancho da Goiabada (João Bosco / Aldir Blanc)

Baixe aqui.






2 comentários:

  1. Nasci em 1974, mas só comecei a me interessar pela MPB e pelo samba em 1997, mais ou menos. Tenho 38 anos de idade, e de samba e MPB tenho uns 15, acho.
    Há mais de 15 anos eu nem ligava pra MPB, não tinha um gosto musical definido e ouvia por ouvir as tolices que a mídia da época deixava passar...
    Mas depois comecei a querer saber como é a música brasileira, da qual meu pai tanto gostava... e fui ouvindo aos poucos, e acabei me apaixonando por ela!
    Ouvi de Tom Zé a Raul Seixas, passando por Rita Lee... e acabei chegando a músicos sagrados como Chico Buarque, João Bosco e Aldir Blanc, Paulo César Pinheiro, Marcos Valle e Tom Jobim!
    O que posso dizer, caro autor deste blog, é que tenho 38 anos e o disco "Galos de Briga" até que poderia ser uma obviedade pra mim também o fato de gostar dele... Mas o que acho mesmo óbvio é que, pra mim, os 4 melhores discos da nossa tão negligenciada MPB (nos dias de hoje, onde o público só pede o que não presta) são "Galos de Briga" de João Bosco e Aldir Blanc (1976), "Construção" de Chico Buarque (1971), "Gal Tropical" de Gal Costa (1979), e "Em Pleno Verão" de Elis Regina (1970).
    São todos discos muito antigos, do tempo em que se fazia música de verdade neste nosso país multicultural e extremamente musical!
    São todos óbvios pra um sujeito de minha idade, assim como são todos óbvios pra qualquer um que tenha bom gosto musical, seja de que idade for! E essa obviedade reside no fato de que esses discos são da mais consagrada brasilidade e qualidade musical, características que só quem entende de música popular brasileira de verdade irá notar!
    E viva a música popular brasileira! A música mais completa, diversificada e saborosa do planeta! E vivam João Bosco e Aldir Blanc! Vivam os Galos de Briga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é muito legal descobrir as preciosidades da MPB! Concordo plenamente com você quanto a Galos de Briga, para mim também é um dos melhores discos de todos os tempos! Que explosão de talento, vigor e emoção! Como você diz, é uma obviedade para nós, sou um pouco mais velho, de 63, mas é preciso divulgar esse trabalho maravilhoso do João Bosco, pois muita gente das novas gerações não conhece! Curto muito os seus 4 mais, eu acrescentaria muitos, como "Pérola Negra", do Luiz Melodia, "Clube da Esquina", do Milton e Lô, os discos do Paulinho da Viola do início dos anos 70 e obras do meu grande ídolo, Egberto Gismonti, uma sumidade! E há muito para se descobrir ainda...

      Excluir